Ônibus que tombou na BR-418 levava estudantes do Sul de MG para excursão na Bahia
14/10/2024
Pelo menos 10 alunos tiveram ferimentos graves. Passageiros de São Tiago (MG) viajavam em direção a Porto Seguro (BA) para viagem durante a "semana do saco cheio" quando o ônibus capotou em Carlos Chagas (MG). Ônibus que tombou na BR-418 levava estudantes do Sul de MG para excursão na Bahia
O ônibus que tombou na BR-418, em Carlos Chagas (MG), levava estudantes de uma escola estadual de São Tiago (MG) para uma viagem em Porto Seguro (BA). Pelo menos 10 alunos ficaram gravemente feridos. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do acidente.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O veículo saiu de São Tiago na tarde de sábado (12) e capotou na manhã de domingo (13) na região do Vale do Mucuri.
Conforme a direção da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, de São Tiago, o veículo transportava 58 pessoas, sendo 51 alunos. Entre eles, estudantes de 16 e 17 anos, ex-alunos com idades entre 20 e 25 anos, além da equipe de viagem e motorista.
Ônibus que levava estudantes de São Tiago capota em Carlos Chagas
redes sociais
Segundo a direção escolar, a viagem foi organizada pelos próprios estudantes. O pacote de viagem foi comprado com uma empresa de Belo Horizonte (MG). O objetivo seria aproveitar o recesso escolar conhecido como "semana de saco cheio".
As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e o Samu. Passageiros feridos foram encaminhados para o hospital em Carlos Chagas e outros para uma unidade de saúde em Teófilo Otoni (MG). Entre os feridos, alunos tiveram amputação e danos à visão.
Ainda conforme a direção da escola, alguns estudantes já começaram a receber alta nesta segunda-feira (14).
A Prefeitura de São Tiago ofereceu duas vans para que os pais fossem até os alunos. A direção da escola informou que está prestando apoio a familiares.
Ônibus que tombou na BR-418 levava estudantes do Sul de MG para excursão na Bahia
Reprodução/Escola Estadual Afonso Pena Júnior
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) informou, em nota, que lamenta o acidente ocorrido. A SEE ressaltou ser uma viagem particular, com ônibus contratado por pais e estudantes para passeio, sem participação ou organização por parte da escola. A secretaria afirmou também que segue acompanhando a situação e prestando todo apoio necessário.
Investigação
Em nota, a Polícia Civil informou que, assim que acionada, deslocou equipe da perícia oficial até o local onde ocorreu o acidente. O motorista do ônibus foi conduzido e ouvido por meio da Central Estadual do Plantão Digital, e foi liberado a seguir.
Ainda conforme a polícia, um inquérito foi instaurado para a apuração do caso, que ficará a cargo da 20ª Delegacia de Polícia Civil em Carlos Chagas.
O que diz a empresa de transporte
A Prisma Turismo, empresa responsável pelo veículo envolvido no acidente, disse que o ônibus foi fechado por outro automóvel enquanto trafegava na rodovia. Para evitar uma colisão, o motorista precisou desviar, o que acabou resultando na perda de controle e no tombamento do ônibus.
Segundo a empresa, o veículo que teria causado o acidente fugiu do local sem prestar socorro. A Prisma Turismo informou, ainda, que após finalizar o suporte às vítimas, irá buscar imagens de câmeras de segurança que possam comprovar a versão do motorista.
A EPTV, afiliada Globo, tenta contato com a agência de viagens contratada para a excursão. A reportagem será atualizada quando houver retorno.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas