Fiscalização interdita dois comércios de materiais metálicos e notifica cinco para regularização em Presidente Prudente
21/08/2025
(Foto: Reprodução) Operação vistoria comércios de materiais metálicos em Presidente Prudente (SP)
Cedida
Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, e a Prefeitura, resultou na vistoria de 10 estabelecimentos de materiais metálicos nesta quinta-feira (21), em Presidente Prudente (SP). Entre os comércios vistoriados, dois foram lacrados por falta de documentação e cinco foram notificados para adequação de documentos em 15 dias, sob pena de interdição.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Conforme a Polícia Civil, nenhum objeto ilícito foi encontrado do ponto de vista criminal. Já da perspectiva administrativa, os comércios lacrados não tinham nenhuma documentação e os notificados não tinham CNPJ ou alvará.
A mobilização teve como objetivo principal vistoriar estabelecimentos que comercializam materiais metálicos e conscientizar os responsáveis sobre a lei municipal 11.627/25, que institui a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Furto e Roubo de Fios de Cabos Metálicos e regulamenta a comercialização de metais em geral para a prevenção e o combate aos crimes patrimoniais envolvendo fios e cabos metálicos.
Segundo a Prefeitura, a legislação entrará em vigor em janeiro de 2026 e busca disciplinar o setor e reduzir crimes patrimoniais relacionados a esse tipo de material. Em seis meses, o município gastou mais de R$ 200 mil para reparos de praças e escolas que tiveram a fiação furtada.
“O impacto, vai além do prejuízo financeiro. Os furtos frequentes afetam os serviços essenciais e causam transtornos à população”, reforçou o secretário de desenvolvimento econômico, Tiago Oliveira.
A lei federal nº 15.181/25 alterou o Código Penal para aumentar as penas aplicadas ao furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equipamentos utilizados para o fornecimento ou a transmissão de energia elétrica e de telefonia, ou para transferência de dados.
As penas aplicadas à interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública também foram aumentadas.
O nome da operação, “Hefesto”, faz alusão ao deus do fogo, da mitologia grega, da metalurgia, dos artesãos, dos ferreiros, dos escultores, dos vulcões e da tecnologia. Ele é conhecido por suas habilidades em forjar armas e objetos para os deuses.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.