Bicicletas compartilhadas e ônibus com tarifa zero ajudam a reduzir emissão de CO2 em Maricá
22/09/2025
(Foto: Reprodução) Dia Mundial Sem Carro; bicicletas compartilhadas e a tarifa zero nos ônibus municipais em Maricá.
Bianca Chaboudet/g1
Em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, o Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta segunda-feira (22), foi marcado por iniciativas que ajudam a diminuir a emissão de CO2, como o sistema de bicicletas compartilhadas e a tarifa zero nos ônibus municipais.
A data tem como objetivo conscientizar a população sobre o impacto do uso excessivo de veículos movidos a combustíveis poluentes.
Segundo um estudo publicado pelo Instituto Ethos, um veículo emite em média cerca de 16 toneladas de gás carbônico por ano, um dos principais vilões do efeito estufa.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
A cidade estendeu o tempo de uso das bicicletas compartilhadas nesta segunda-feira (22). Os usuários poderão utilizar as vermelhinhas por duas horas consecutivas. Esse tempo de uso é permitido aos finais de semana e feriados, já nos dias de semana os usuários podem usar as bikes por uma hora, podendo retirar outra após 15 minutos.
Segundo a Empresa Pública de Transporte (EPT), cerca de 6% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte. Diariamente o aplicativo registra mais de 900 usuários fazendo o uso das bicicletas. O município, atualmente, conta com 83 km de ciclovia, espalhadas pelos quatro distritos.
Desde 2021, quando o programa foi iniciado, o uso das bicicletas já contribuiu na redução de 404 toneladas de emissão de carbono, de acordo com a EPT.
Além das bicicletas compartilhadas, a cidade possui ônibus com tarifa zero.
De segunda a sexta, cerca de 130 mil usuários utilizam o transporte para se locomover no município, reduzindo o número de automóveis nas ruas.
BDI: Veja na íntegra a edição desta segunda-feira: 22 de setembro de 2025