2º turno: Mariana Carvalho promete criar gabinete de crise hídrica e garante mais oportunidades de emprego aos jovens
14/10/2024
Candidata do União Brasil foi a primeira convidada a participar da série de entrevistas no Bom Dia Rondônia com os candidatos à prefeitura de Porto Velho no 2º turno. Mariana Carvalho (União) é entrevistada no Bom dia Rondônia
A candidata à Prefeitura de Porto Velho, Mariana Carvalho (União), disse que pretende ampliar as escolas, creches, unidades de saúde e áreas de lazer para os conjuntos habitacionais, durante a entrevista para para o Bom Dia Rondônia, nesta segunda-feira (14). A candidata disse também que vai garantir o saneamento básico em 100% da capital.
Questionada sobre as mudanças enfrentadas desde 2012, quando disputou à prefeitura da capital de Rondônia pela primeira vez, Mariana disse que as principais diferenças são o amadurecimento pessoal e as experiências que obteve na carreira política ao exercer o cargo de deputada federal por oito anos.
"O mandato de deputada federal foi uma base importante para mim, para que eu aprendesse os caminhos do diálogo, pois não se faz política sozinho, é necessário um time que dialogue. Hoje, com 37 anos de experiência, me sinto mais preparada e conhecedora dos caminhos para buscar recursos importantes para a região"
Mariana Carvalho (União) foi a primeira convidada da série de entrevistas do Bom Dia Rondônia com os candidatos a prefeitura de Porto Velho no segundo turno. Léo (Pode) será o próximo entrevistado, nesta terça-feira (15). A ordem foi definida em sorteiol.
O g1 transmite as entrevistas em tempo real:
Mariana Carvalho (União) é entrevistada no Bom dia Rondônia
Léo (Podemos) é entrevistado no Bom dia Rondônia
Mariana Carvalho e André Felipe
g1
Apoios políticos no 2º turno
A candidata ressaltou durante a entrevista que os apoios políticos são essenciais. Antes de sua atual candidatura, Mariana disse que se reuniu com a população e entendeu a necessidade de montar um time com o objetivo de garantir a execução de obras importantes para a capital.
"Não adianta vir com propostas e falar que pensa em fazer algo se não tiver de onde trazer os recursos para isso. Os apoios que tenho querem que todos os recursos aplicados virem realidade para a população. Quando eu me reunia com as pessoas, todas me diziam que queriam ver Porto Velho avançar. E se eu tenho essas pessoas do meu lado, é porque elas confiam em mim e sabem do meu comprometimento em trabalhar pela cidade" .
Segurança
A implantação da guarda municipal foi uma das propostas destacadas pela candidata. Caso seja eleita, Mariana disse que com as parceria com Governo do Estado, tem condições de garantir a Guarda Municipal em seu mandato.
"Nesse momento é extremamente importante as parcerias e ter o time unido, para conseguir garantir os recursos. Por isso, hoje, consigo afirmar que temos condições de ter a guarda municipal".
Saneamento Básico
A candidata desatacou que vai trabalhar em parceria do o Governo de Rondônia para garantir que 100% da população tenha acesso a água tratada e a rede de esgoto. Além do saneamento, Mariana destacou a criação de estudos que irão prevenir a falta de água durante a estiagem.
"Vivemos hoje uma crise hídrica, nosso rio Madeira está bem seco. Na minha gestão, terá um gabinete de crise que fará estudos que vão evitar e minimizar problemas com estes".
Infraestrutura
A candidata destacou que pretende ampliar as unidades básicas de saúde, escolas, creches e áreas de lazer, principalmente nos conjuntos habitacionais. Entre as obras, a candidata disse que dará uma atenção para os jovens que vivem nesses conjuntos.
"Quando criamos uma expectativa nestes esses jovens, temos a possibilidade de tirar eles do crime. Hoje é isso que precisamos fazer, dar mais oportunidades, criar opções de emprego e principalmente entender a realidade desses pessoas. Temos condições de atrair cada vez mais empresas que possam gerar oportunidades para esta geração" .
Economia
Cuidar dos empresários locais para garantir a ampliação de negócios que funcionam na região é uma das propostas da candidata para garantir a geração de emprego. Mudanças na infraestrutura, iluminação pública e regularização fundiária são algumas das estratégias que, além de beneficiar o comércio local, segundo a candidata, pode atrair novas empresas para Porto Velho.
"Porto Velho pode se tornar um polo logístico. Temos a BR-364, acesso para o oceano pacífico, a hidrovia do rio Madeira e logo mais a BR-319. Precisamos fortalecer essas rotas para atrair cada vez mais indústrias e empresas para estarem aqui".